Qualquer pessoa familiarizada com EQs no estilo Pultec se sentirá instantaneamente em casa aqui. A maioria dessas emulações parece mais ou menos a mesma, mas o PE 1C difere um pouco na medida em que replica o hardware Tube-Tech em vez de uma caixa Pultec original. Os controles da unidade parecem muito tridimensionais e realistas – não essenciais, mas agradáveis mesmo assim.
O design do PE 1C é um equalizador de tubo passivo, portanto, seus controles são muito fáceis de entender. Funciona em três seções distintas. A seção de baixa frequência tem prateleiras de aumento e atenuação sobrepostas, bem como um botão seletor de frequência ajustável entre 20, 30, 60 e 100Hz. As outras duas partes pertencem às frequências superiores.
A seção de reforço é um equalizador de pico com botões para largura de banda, reforço e frequência, sendo este último ajustável em passos fixos entre 1 e 16kHz. Por fim, há a prateleira de agudos com controles de Atenuação e Frequência (5, 10 ou 20kHz).
Há também um controle de ganho de saída. Isso não estava no design original, mas é conveniente, pois o PE 1C pode alterar o nível do sinal.
O PE 1C não é uma ferramenta de precisão, mas sim um EQ de ‘sensação’ que pode ser usado intuitivamente. Se você procura um EQ estilo Pultec, este é altamente recomendado.