O Trash original foi um dos primeiros efeitos de plug-in do iZotope, apresentando filtros, um módulo de impulse response e uma caixa de ferramentas de distorções capazes de alguns sons complexos e verdadeiramente desagradáveis. Embora consideremos coisas como saturação multibanda e distorção como garantidas agora, em 2003, quando foi lançado, o Trash era um plug-in exclusivo e poderoso. Avançando quase dez anos, a iZotope finalmente achou por bem revisar o software, dando-lhe uma arquitetura sonora totalmente nova, qualidade de som aprimorada, novos recursos e desempenho otimizado.
Com exceção de uma nova seção de delay, os módulos fundamentais são os mesmos, mas com vários ajustes para melhorar a flexibilidade e o fluxo de trabalho. Em primeiro lugar estão os dois módulos de filtro, que oferecem seis bandas e uma escolha de mais de 20 filtros diferentes, desde tipos limpos e quentes até saturados, gritantes e vogais. Embora os filtros sejam colocados antes e depois da distorção por padrão, você pode alterar livremente a ordem de todos os módulos, mesmo optando por executar os filtros em paralelo, se desejar. Além disso, agora você tem a capacidade de modular a posição de cada nó, seja por meio de uma entrada de cadeia lateral, modulação de envelope ou LFO sincronizável, abrindo a possibilidade de varreduras de EQ incrivelmente complexas e multicamadas para adicionar detalhes ao seu som. No estilo iZotope típico, a GUI polida é uma dádiva de Deus aqui, dando a você um segundo nó para selecionar a frequência, ganho e Q, com um pequeno ponto que mostra sua posição atual. Dito isso, com todas as seis bandas acontecendo, as coisas podem parecer um pouco agitadas.
Novos impulse responses
Depois de criar seu som de distorção, você pode alimentar o sinal por meio do módulo de convolução do amplificador e do alto-falante, que apresenta mais de 100 novos impulse responses, de gabinetes tradicionais a criações e espaços mais sofisticados. No entanto, o que realmente abre o potencial do design de som é a capacidade de carregar seus próprios arquivos WAV e AIFF, o que significa que você pode facilmente adicionar reverberação ou qualquer número de efeitos à cadeia. Em seguida, temos um compressor de modelo analógico e porta de ruído com até quatro bandas, que foram essencialmente retirados da Alloy 2 e apresentam o mesmo excelente feedback visual e opções flexíveis de sidechain. Por fim, o novo módulo de delay possui seis tipos de delay, variando de configurações de fita/tubo limpas e digitais a crocantes, trituradas e quentes. Ficamos surpresos com a qualidade e versatilidade do efeito, e controles deslizantes adicionais para largura e coloração podem adicionar vida extra e espaço 3D ao seu som. Felizmente, o iZotope incluiu um limitador no estágio final para ajudar a proteger seus ouvidos e alto-falantes, já que mesmo o menor dos ajustes no módulo Trash pode transformar uma crise sutil em uma parede de som destruidora.
Design de som
Como todos os plug-ins do iZotope, a GUI elegante é fácil de ler e rápida de usar, fazendo com que o design de som complexo pareça fácil. A única melhoria real em que podemos pensar seria a inclusão de mais opções de modulação, permitindo controlar as bandas de crossover de distorção ou o tempo de delay. O Trash 2 foi projetado para fazer as coisas soarem mal e, como tal, é uma ótima ferramenta para quem procura sons únicos e sujos de sintetizador, guitarra ou bateria. Você precisará, no entanto, de um toque muito mais delicado e de um pouco de paciência se quiser criar efeitos sutis de aquecimento e saturação. Se este é o seu objetivo, você pode querer procurar em outro lugar, mas como uma ferramenta de design de som, esta é uma ferramenta altamente flexível e criativa.
Principais características
Estas são as principais características do Trash 2 Torrent
- Versátil, flexível e fácil de usar
- Filtros analógicos de excelente som com opções de modulação divertidas
- Capacidade de carregar IRs massivamente abre potencial
- Pode soar muito agressivo