Antes reservada para grandes estúdios, a gravação digital tornou-se amplamente difundida. Ele oferece som cristalino e edição confortável por uma fração do custo de uma fita multipista. Apesar de todas as vantagens, no entanto, o áudio digital pode facilmente soar muito limpo e impessoal. Assim, músicos, produtores e engenheiros de áudio recorreram a ferramentas analógicas tradicionais para trazer um pouco de vida de volta a gravações excessivamente clínicas. Um mundo de comportamentos não lineares, distorção, saturação e muito mais surge durante a gravação e reprodução da fita. Trazer essas características cobiçadas da fita magnética para o mundo digital, com qualidade sem precedentes – é disso que trata o Satin.
Esse som de fita depende da interação entre as várias partes de uma máquina de fita. Cada um contribui de uma forma ou de outra – realçando, reduzindo, combinando – para gerar o som final. Satin modela componentes individuais e permite que eles interajam da mesma maneira. Para máxima flexibilidade na modelagem do som, o Satin é um kit de ferramentas de peças alternativas, não uma emulação de uma única máquina. Crie sua própria unidade de fita personalizada. O brilho final perfeito para sua mixagem, ou “cole” várias faixas de bateria juntas, decodifique fitas cassete antigas com codificação NR ou use Satin para efeitos extremos.
Imagine abrir um gravador de fita, espiar “sob o capô” e mexer nas peças. Isso é o que os técnicos de serviço costumavam fazer, e é para isso que serve o Painel de Serviço em Cetim. Dá a você controle detalhado sobre alguns dos elementos mais esotéricos e característicos.
Na seção Fita estão talvez os atributos mais prontamente identificáveis da gravação em fita: silvo, aspereza, uau e vibração, diafonia e viés. Disque um pouco de cada para uma vibe retrô ou “cola”. Disque nas configurações extremas e você pode acabar com o som de uma fita de baixa qualidade deixada no porão de alguém por muito tempo.
Os parâmetros Repro Head(s) controlam os atributos físicos das cabeças de fita. Com Gap Width and Bump você pode cortar ou aumentar certas frequências e introduzir ressonâncias e flutuações. O azimute desloca o centro do áudio para efeitos espaciais interessantes, imitando um cabeçote de fita inclinado.
Finalmente, a seção Circuito permite que você altere o circuito EQ interno. Estão incluídas várias curvas de EQ padrão da indústria, caso você queira imitar máquinas específicas. Mas o Satin vai um passo além ao permitir a seleção independente das curvas de EQ de gravação e reprodução. Que você pode abusar de efeitos de processamento estranhos ou para corrigir erros de EQ em gravações antigas.
Principais características
Estas são as principais características do Satin Torrent
- Som de fita analógica exuberante
- Inclui desenvolvimentos históricos na tecnologia de fita
- Controle até 8 instâncias de Satin ao mesmo tempo usando o painel Group
- 5 modelos populares de codificador/decodificador de redução de ruído
- Painel de serviço: Controles de assobio, uau e vibração, polarização, diferença de cabeça, azimute, saturação, compressão de alta frequência e muito mais
- Material de fita moderno ou vintage
- Taxa de amostragem interna de até 384kHz
- 5 modelos de circuitos para gravação e reprodução de EQs
- Modo de delay estéreo (2 ou 4 cabeçotes) com roteamento múltiplo mono, cruzado ou ping-pong
- Modo de flange de fita com flange zero clássico
- Velocidade de fita ajustável de 1,87 a 30ips
- Opções de pré-ênfase e recorte suave
- Navegador predefinido com funções de pesquisa
- Compatível com NKS FX
- IU redimensionável de 70% a 200%
- IU personalizável
- Mais de 120 predefinições de fábrica