O de-esser dBx 902 original foi um clássico instantâneo quando foi lançado na década de 1980. Com um design engenhoso e fluxo de trabalho extremamente simples, rapidamente se tornou um pilar nos grandes estúdios em todo o mundo, encontrando seu caminho em inúmeros discos de sucesso. Hoje, a Lindell Audio traz esse design para o DAW, adicionando novos recursos que o tornam ainda melhor que o original.
De-essing automático que se adapta instantaneamente a qualquer instrumento
Não se deixe enganar pela aparência: o fluxo de trabalho minimalista de 2 botões do Lindell 902 de-esser é possível graças a uma engenharia muito sofisticada sob o capô. Uma das coisas mais notáveis sobre o 902 é que ele não possui um controle de limite. Mas isso é um recurso, não um bug. O 902 compara o nível da alta frequência que você seleciona com o restante do sinal, permitindo uma redução igualmente suave, seja seu sinal silencioso ou alto.
Reduza a aspereza em qualquer fonte
A falta de controles complexos no 902 o torna mais fácil de usar – e mais difícil de estragar – do que a maioria dos outros de-essers. Nenhum limite fixo significa que você não precisa mais se comprometer com o excesso de processamento de seções altas ou o processamento insuficiente de seções silenciosas. Mas tudo isso não significaria muito se não soasse bem. Felizmente, o 902 também é um dos melhores de-essers já feitos, adequado não apenas para voz, mas também para controlar o excesso de brilho em pratos, guitarras ou qualquer outro instrumento com transientes potencialmente severos.