Tal como acontece com outros clássicos da Roland, o Jupiter-4 era um instrumento bastante simples em termos de design, mas ainda tinha uma personalidade distinta. Rotulado como ‘Compuphonic’, o JP-4 combinou o estilo analógico dos anos 70 com alguns toques modernos para a época que se tornariam sinônimos do design de sintetizador dos anos 80, sendo a chave entre eles o controle digital e os recursos básicos de predefinição.
O instrumento original tinha quatro vozes, cada uma com um único oscilador com modos de modulação de serra, triângulo, quadrado e largura de pulso, além de um sub oscilador selecionável. Eles alimentam filtros passa-alta e passa-baixa ressonantes, com dois envelopes ADSR para modulação, juntamente com um LFO agradavelmente lento. Efeitos de refrão/conjunto e um simples arpejador finalizam a vibe ‘clássica do Roland’.
Naturalmente, a Roland atualizou um pouco o design para esta revisitação do Roland Cloud. Os 10 – notoriamente sem brilho – presets originais e oito slots de usuário foram substituídos por um banco de presets de 64 slots que pode ser expandido com patches de usuário. Existem outras mudanças também, que sutilmente expandem a flexibilidade sem alterar o caráter geral, incluindo polifonia dupla, uma faixa ampliada para os osciladores, modos de arpejo adicionais e opções de modulação ligeiramente expandidas.
Tal como acontece com outros instrumentos ‘Legendary’ na coleção Cloud da Roland, o Jupiter-4 é alimentado pela tecnologia Analog Circuit Behavior da marca, que já provou sua capacidade de imitar de forma convincente o som do hardware clássico. Em seu estado padrão, o tom geral aqui é um pouco mais brilhante do que você pode obter de uma versão de hardware (pelo menos uma que tenha três décadas de uso). A Roland permite que os usuários compensem isso, no entanto, com a adição de novos mostradores Circuit Mod e Condition, que podem ser usados para envelhecer os circuitos virtuais e ajustar ligeiramente os parâmetros de suas especificações ‘diretas da caixa’.
A Roland realmente pegou o jeito dessas recriações virtuais agora, e o Jupiter-4 parece ótimo, com uma coleção de presets de primeira linha. O sintetizador também pode ser usado como um ‘Plug-Out’ exportado para o System-8, com a opção de alterar o painel de controle virtual para corresponder à interface desse sintetizador.
Principais características
Estas são as principais características do Jupiter 4 Torrent
- Recriação autêntica do sintetizador JUPITER-4 através de tecnologia ACB melhorada
- Interface detalhado simula o processo de trabalho do hardware vintage
- Dobro da polifonia do hardware original (selecionável desde duas até oito notas)
- Funcionalidade Circuit Mod permite-te modificar o caráter sonoro em tempo real
- Parâmetros alargados, arpejo avançado, efeitos internos e muito mais
- Efeito de chorus Lush Ensemble, além de reverb clássico, flanger, delay, overdrive e muito mais
- Compatibilidade PLUG-OUT com o sintetizador SYSTEM-8 em hardware
- Todos os patches originais, além de novos sons para música contemporânea