Uma pergunta rápida para você: qual é o aspecto mais importante do seu estúdio, o que torna todo o resto possível?
Está certo. Monitoramento. Seu sistema de monitoramento de estúdio é a janela pela qual você ouve tudo. É nele que se baseiam todos os seus julgamentos. Se o seu monitoramento for impreciso, seus julgamentos serão baseados em informações falsas e, como resultado, invariavelmente serão decisões ruins. Se seus monitores estiverem fracos nos graves, por exemplo, você pode aumentar demais o equalizador de graves para compensar, resultando em uma mixagem que parece pesada quando ouvida em outros sistemas.
O monitoramento preciso não é apenas sobre os próprios monitores. A acústica da sua sala tem quase tanto impacto na precisão do que você ouve quanto os próprios drivers do monitor. As peculiaridades da sala e os materiais de que é feita farão com que algumas frequências sejam enfraquecidas enquanto outras são acentuadas, e esse padrão de coloração sonora varia dependendo da sua posição como ouvinte. Há muito em que pensar.
A correção dessas imprecisões envolve um procedimento conhecido como calibração da sala. Isso envolve reproduzir sons através dos monitores – normalmente ruído branco e/ou ondas senoidais em frequências específicas – enquanto captura e analisa os resultados usando um microfone de medição especial conectado a um analisador de espectro. Com o analisador revelando a resposta de frequência na posição de escuta, você pode ajustar as imprecisões usando um EQ gráfico de 1/3 de oitava (um EQ gráfico com mais de 30 bandas) inserido no caminho do sinal do monitor.
Executar esse procedimento manualmente é sem dúvida um processo meticuloso, complicado e demorado, e é por isso que muitas pessoas buscam soluções automatizadas. Uma dessas soluções é o ARC System da IK Multimedia, recentemente atualizado para sua terceira iteração.
No coração do pacote ARC System 3 estão dois componentes de software: um aplicativo analisador e um plug-in de correção. O analisador é usado para medir o som na posição de escuta, enquanto o plug-in de correção, inserido na mixagem principal do seu DAW ou no caminho de saída do monitor, usa essa resposta medida para criar e aplicar uma curva EQ corretiva.
Obviamente, o analisador precisa receber um sinal de um microfone de medição adequado e precisa conhecer a resposta de frequência desse microfone para compensá-lo adequadamente durante a análise. Esse microfone está disponível como um extra opcional para o ARC System 3, e a curva de resposta de frequência para este microfone é incorporada ao software de análise, assim como as curvas de resposta para microfones de medição do ARC System mais antigos. Se você tiver um microfone de medição diferente, poderá usá-lo com o software de análise, desde que tenha um arquivo de texto que descreva a resposta de frequência do microfone, que deve ser carregado no software para que ele saiba como compensar esse microfone específico.
Embora seja possível se familiarizar com o som de um ambiente de monitoramento impreciso e então contornar suas deficiências, é muito mais sensato acertar as coisas desde o início e poder confiar no que você pode ouvir. Isso é especialmente importante ao mixar e masterizar, mas também pode ajudá-lo a evitar decisões erradas durante a gravação e edição.
Não há nenhum aspecto do trabalho de estúdio que não se beneficie de um monitoramento preciso e da calibração da sala. O ARC System 3 é uma das soluções mais simples possíveis. Certamente é mais fácil do que a calibração manual e, na maioria dos casos, será mais preciso.
Principais características
Estas são as principais características do ARC System 3 Torrent
- Sistema integrado de análise e correção de acústica de sala
- Melhora a precisão de frequência e imagem estéreo do sistema de monitoramento
- Fácil de usar para iniciantes e especialistas
- Processo de medição rápida
- Carregue diferentes curvas de análise para diferentes posições de escuta
- O recurso de monitoramento virtual emula diferentes tipos de monitor